Notícias

FairFood Talks: o evento que vai reunir especialistas, influenciadores e chefs à volta da mesa mediterrânica

2022-06-07

A 9 de junho, entre as 9h30 e as 18h30, as FairFood Talks vão reunir na Reitoria da Universidade de Aveiro especialistas e influenciadores da área da alimentação e nutrição, bem como reconhecidos Chefs, para debater a importância da Dieta Mediterrânica, a sua preservação e divulgação. O evento, de entrada livre e gratuita, dinamizará ainda a Feira Saberes e Sabores, dedicada à apresentação e degustação de produtos representativos deste padrão alimentar, património imaterial da humanidade. Contará ainda com a participação especial do grupo polifónico feminino Canto a Vozes.

“A desnutrição em todas as suas formas é um dos maiores desafios do século XXI”, admite a FAO, recordando que uma dieta equilibrada é essencial para a saúde e bem-estar. Um exemplo disso são as práticas e hábitos alimentares associados à Dieta Mediterrânica, muitos dos quais têm caído no esquecimento, e que se pretendem recuperar e preservar. A alimentação será o grande tema de discussão entre os oradores que se juntarão ao evento do Fair Food for a Smart Life, um projeto internacional Erasmus+ que pretende contribuir para a educação nutricional das camadas mais jovens. Num único dia, irão ser partilhados conceitos e diferentes perspetivas sobre a Dieta Mediterrânica, e como a incorporação dos seus princípios na alimentação diária e no nosso estilo de vida pode ser fonte de saúde, equilíbrio e sustentabilidade.

Período para Check-In – 08h30-09h30
Conferência sobre Dieta Mediterrânica - 09h30 – 18h30, Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro

O estilo de vida que constitui a Dieta Mediterrânica será o tópico de discussão em torno do qual se reunirão nutricionistas, associações, entidades educativas, influenciadores e Chefs, como Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutrição, Rui Marques, da página “A Pitada do Pai”, Marta Brazão, da Circular Economy Portugal, e Chefs, como Ricardo Costa. Integrados em painéis, os palestrantes discutirão o estado da arte da Dieta Mediterrânica, em torno das áreas temáticas Educação e Nutrição, Proximidade, Circularidade e Sustentabilidade, Comunicar a Alimentação na Era Digital, e Tradição e Modernidade na Gastronomia.

Feira Saberes e Sabores – 15h30 – 17h30, Hall da Reitoria da Universidade de Aveiro

Além das intervenções nos painéis, o evento pretende dar e ser espaço para a exposição de áreas diversas ligadas à educação nutricional, incluindo a degustação de alimentos representativos da Dieta Mediterrânica, através da Feira Saberes e Sabores. Nesta feira, de acesso livre e gratuito, qualquer participante ou curioso poderá contactar com um conjunto de expositores que partilham o objetivo comum da preservação de hábitos e produtos alimentares mediterrânicos, como confrarias, projetos ligados à agricultura, associações de produtos regionais e escolas profissionais ligadas à cozinha e restauração, bem como editoras e empresas do ramo alimentar.

Momento musical – 18h30, Grupo de canto polifónico feminino, Canto a Vozes



Programa