Notícias

Consórcio participa na primeira reunião online do projeto FAIRFOOD

2020-11-23

O consórcio participou na primeira reunião do FAIRFOOD – Fair Food for a Smart Life, um novo projeto Erasmus+ no âmbito da Ação-Chave 2, Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas - Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissional (EFP).

O objetivo do projeto FairFood for a Smart Life é contribuir para a saúde da população através de uma educação nutricional inspirada na dieta alimentar dos nossos antepassados, baseada em produtos naturais e de proximidade, preparados de forma simples e consumidos na sua estação, ajudando, desta forma, a preservar a herança culinária europeia, e a combater as alterações climáticas. A rica e abrangente cultura gastronómica da Europa conta, sem dúvida, com a Dieta Mediterrânica, património imaterial da Humanidade.

É cientificamente reconhecido que uma alimentação equilibrada é fonte de saúde e longevidade. No entanto, questões socioeconómicas levam-nos, muitas vezes, a dietas alimentares desadequadas com riscos graves para a saúde e custos a longo prazo. Para ultrapassarmos este problema, é fundamental regressarmos a uma alimentação tradicional, simples e mais saudável, mas que está em risco de se perder por força das mudanças nos hábitos nutricionais promovidos pela globalização.

Neste contexto, o consórcio Fairfood, formado por 6 parceiros de 4 países (Espanha, Itália, Portugal e Bélgica), expoentes máximos da dieta mediterrânica, reúne universidades, especialistas do sector agroalimentar, consultores e educadores, para a concretização de um triplo objetivo:

1. Identificar e preservar conhecimento ancestral e formas tradicionais de produção, conservação e consumo de alimentos, especialmente aqueles que se encontram em risco de desaparecer, como forma de preservar o legado cultural.
2. Disseminar esse conhecimento entre a população em geral, especialmente nas camadas mais jovens, com programas de formação online e presenciais, e através dos meios digitais, com a colaboração de líderes de opinião e influenciadores.
3. Incentivar o empreendedorismo e a continuidade de negócios no meio rural, respeitando o meio ambiente, aumentando o sua atratividade e competitividade, e captando e fixando população.

A reunião, originalmente planeada para decorrer em Málaga, Espanha, foi realizada de forma virtual devido às restrições do COVID-19. Os parceiros tiveram a oportunidade de se conhecer, dedicando a primeira parte do encontro à apresentação das instituições e organizações que irão colaborar no desenvolvimento do FairFood. Durante a reunião, os parceiros analisaram os pormenores de planeamento e definiram as funções e responsabilidades de cada um na implementação das atividades do projeto. No final da reunião foi estabelecida uma lista de ações para que todos os parceiros estejam em sintonia em termos de atividades, responsabilidades e prazos. O FairFood é cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia e tem uma duração de 24 meses, entre 2020/22.

https://www.fairfoodproject.eu/