Notícias

UA em projeto que quer seduzir jovens para a Dieta Mediterrânica

2021-04-09

Cláudia Amaral Santos está envolvida num projeto que fará seguramente a diferença numa Europa onde a obesidade é um problema sério. Chama-se Fair Food for a Smart Life, tem foco na Dieta Mediterrânica e financiamento da Comissão Europeia no âmbito Erasmus+ Ação KA202 – Parcerias Estratégicas para o Ensino Vocacional. “As potencialidades da Dieta Mediterrânica não se limitam à qualidade”, afirma ao JE Universidades a responsável de Fair Food na Universidade de Aveiro, que integra o projeto coordenado pela Universidade de Málaga.

Esta iniciativa com a duração de dois anos que os envolvidos querem manter vivo no futuro, assenta em três pilares: sensibilizar os mais novos para a importância da alimentação saudável, recuperar alimentos e produtos tradicionais de vários países e preservar técnicas ancestrais de conservação, confeção e consumo.

Universidades de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica vão, em conjunto, criar recursos didáticos para estudantes do ensino profissional das áreas de hotelaria, cozinha, restauração e nutrição, tanto a nível do secundário como a nível superior, nos vários países que integram o consórcio. Os conteúdos dos cursos serão desenvolvidos em dois níveis – básico e avançado – “para que o acesso e utilização sejam acessíveis e de utilidade também para a população em geral”. No caso de Portugal, são parceiros associados três entidades: Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal, Associação das Escolas Profissionais de Portugal, através da EPF - Escola Profissional do Fundão, e APN - Associação Portuguesa de Nutrição.

“O espólio de conhecimento será integrado e abrangente, já que conta, além de Portugal, com a participação de Espanha, Itália e Bélgica”, salienta. “Este aspeto é relevante para os estudantes do ensino profissional dos vários países, permitindo uma formação orgânica, diversificada em termos geográficos, extremamente importante em termos culturais, multilingue, e com conteúdos didáticos sólidos, criativos, em versão presencial e versão digital”.

A investigação de Fair Food tem especial carinho pela recuperação e preservação de conhecimento ligado à Dieta Mediterrânica. Os membros do consórcio tentarão recolher e transformar esse saber em formatos facilmente disseminados junto dos mais jovens. Nesse sentido, Cláudia Amaral Santos deixa um convite aos leitores do JE Universidades: “procuramos contributos para os módulos de formação, nomeadamente conhecimento tradicional ligado à agricultura e criação agropecuária, conservação e confeção de alimentos, bem como receitas ancestrais que não queremos perder”.

https://jeportugal.pt/