Na cozinha tradicional de todos os países podemos encontrar receitas para reciclar e usar pão velho e seco, misturando-o com ingredientes frescos (produtos hortícolas, carne), ou usando-o como ingrediente principal (em recheios, na preparação de almôndegas…).
Esta é uma receita espanhola que usa pão para preparar um novo prato. “Migas” significa “migalhas”. Segundo a tradição, esta é uma receita para os dias de chuva: o pão seco era exposto à chuva para o humedecer.
Elaboração
1. Corte o pão em cubos pequenos; coloque-os em água fria e deixe de molho brevemente; escorra e esprema-os para que fiquem macios, mas não moles.
2. Numa frigideira, aqueça um pouco de azeite com o alho (pode retirá-lo quando estiver cozido, se preferir); adicione barriga de porco (cortada em cubos), pimentão (pode optar por adicionar mais produtos hortícolas), os cubos de pão, e mexa. O principal segredo desta receita simples é continuar a mexer para que o pão se misture com todos os outros ingredientes e fique crocante sem queimar; isso levará aproximadamente 30 minutos.
3. Pode adicionar salsicha, chouriço, ou servir com anchovas ou um ovo frito por cima.
Em Portugal, as migas são também uma receita tradicional no sul do país, especialmente na região do Alentejo. Uma das variantes mais apreciadas são as migas de espargos, que são confecionadas da seguinte forma:
Cozer os espargos em água e sal, esmagando-os de seguinda com um garfo.
Refogar alho, louro e chouriço em azeite.
Retirar o chouriço depois de refogar, acrescentar os espargos e envolver bem.
Juntar miolo de pão e envolver até formar uma bola. Adicionar um pouco de molho da carne de porco que normalmente acompanha as migas, e uma colher de vinagre.
Juntar ovos e envolver bem, levando novamente ao lume baixo até ficarem cozinhados. As migas devem despegar-se do tacho.
As migas podem também ser confecionadas com broa de milho, couve e feijão frade. Esta varieante é mais utilizada no norte de Portugal.
Descrição
Na cozinha tradicional de todos os países podemos encontrar receitas para reciclar e usar pão velho e seco, misturando-o com ingredientes frescos (produtos hortícolas, carne), ou usando-o como ingrediente principal (em recheios, na preparação de almôndegas…).
Rótulo
Benefícios
Esta é uma receita ambientalmente responsável, pois utiliza apenas ingredientes locais e simples e promove a reutilização de sobras, evitando o desperdício de alimentos. Produtos hortícolas frescos, da estação e locais promovem uma ingestão relevante de vitaminas, minerais e outros elementos benéficos. O azeite é um importante antioxidante e ajuda a proteger o sistema cardiocirculatório.
Produtos Representativos
Pão, produtos hortícolas
Riscos
Tal como a maioria das receitas tradicionais, este é um prato calórico que deve ser consumido com moderação.
Mais referências
Nos EUA e em outros países de língua inglesa, “Migas” refere-se principalmente a uma receita Tex-Mex da América Central, à base de tortilhas de milho. A versão original em espanhol encontra-se como “Migas espanholas” ou “Migas de migalhas de pão”.