Formação

Preocupações ambientais na gestão de alimentos    Reproduzir o áudio
Módulo 1, Unidade 5, Nível Avançado


Descargas: DocX

Informações gerais
Preocupações ambientais
Palavras-Chave

Meio ambiente, preocupação ambiental, sustentável, consumo, resíduos, gestão de alimentos, efeito de estufa, ecológico

Nível

Avançado

Preocupações ambientais na gestão de alimentos
Descrição
A produção e o consumo de alimentos têm um efeito negativo sobre o ambiente: cada produto alimentar requer água, energia e outros recursos para o produzir e, além disso, também gera emissões de gases de estufa (para mais informações, consultar Módulo 1, Unidade 5, Nível Básico).

Assim, a gestão dos produtos alimentares (desde a sua seleção até à sua preparação, exposição e conservação) deve ser estudada e ponderada para minimizar o seu impacto ambiental.
Rótulo
Dificulty/time required   Cheap / affordable / expensive   Flag of the country associated   Flag of the country associated   Flag of the country associated   Flag of the country associated  
Benefícios
Uma mudança para um sistema alimentar sustentável pode trazer benefícios ambientais, sanitários e sociais, bem como oferecer ganhos económicos mais justos.

Seguem algumas medidas aplicáveis a todas as empresas do sector da indústria alimentar para melhorar o seu desempenho ambiental:

- Realização de uma avaliação de sustentabilidade ambiental de produtos e/ou operações através de ferramentas de avaliação do ciclo de vida (ACV).

- Mudança para operações de transporte e logística mais eficientes para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

- Gestão da cadeia de abastecimento através da escolha de ingredientes ou matérias-primas que sejam amigos do ambiente (limitação do uso de fertilizantes e pesticidas, abastecimento sustentável de água, etc.).

- Melhorar ou selecionar embalagens para minimizar o impacto ambiental (por exemplo, utilizando ferramentas de conceção ecológica, embalagens leves, embalagens que podem ser recicladas, recargas e embalagens que podem ser devolvidas, etc.).

- Redução da produção de resíduos alimentares nas instalações de produção, redução da sobreprodução, e sensibilização do pessoal e dos clientes.
Produtos Representativos
N/A
Riscos
Como mencionado anteriormente, as empresas alimentares precisam de adotar técnicas, medidas e ações para reduzir a pegada ambiental e climática da gestão alimentar.

Uma vez que algumas empresas e fabricantes podem ainda estar relutantes em investir em sistemas de gestão ambiental ou em incorporar melhorias ambientais ao longo de toda a cadeia de valor dos seus produtos, é necessário desenvolver novas estratégias e legislação para ajudar as empresas a ultrapassar barreiras.

Os consumidores também têm uma grande influência nas estratégias ambientais das empresas do sector alimentar. Isto levanta a questão da necessidade de pagar mais por produtos orgânicos. Ao fazer escolhas verdes nas compras de mercearia (escolhendo produtos alimentares com rótulo ecológico, com menos embalagens ou evitando comprar alimentos desnecessários para reduzir o desperdício alimentar), nós, enquanto consumidores, ajudaremos a acelerar a transição para um sistema alimentar sustentável.
Mais referências
Estratégia «da exploração agrícola até à mesa» - Acordo Verde da UE. União europeia Disponível em: https://ec.europa.eu/food/system/files/2020-05/f2f_action-plan_2020_strategy-info_en.pdf
Gestão de Meio Ambiente
Prática para a Alimentação e Bebidas
Manufacturing Sector. JRC Science for Policy Report. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC113418
O Catálogo de Produtos do Rótulo Ecológico da UE. Sítio Web da Comissão Europeia. Disponível em: http://ec.europa.eu/ecat/

Ajude-nos a melhorar em 2 minutos
Formulário de Validação para Formadores    Formulário de Validação para Estudantes