Formação

Arrefecimento, Refrigeração, Congelação    Reproduzir o áudio
Módulo 3, Unidade 1, Nível Básico


Descargas: DocX

Arrefecimento e Refrigeração
Congelação
Palavras-Chave

Arrefecimento, refrigeração, congelação, acondicionamento, temperatura, conservação

Nível

Básico

Descrição
O processo de arrefecimento consiste em baixar a temperatura dos ingredientes alimentares até aos 4ºC para armazenar adequadamente no frigorífico.

O processo de refrigeração consiste em acondicionar os ingredientes alimentares no frigorífico entre 0ºC e 4ºC, de acordo com as suas diferentes tipologias.

O processo de congelação consiste em submeter os produtos alimentares a temperaturas negativas.
Rótulo
Dificulty/time required   Cheap / affordable / expensive   Video / cartoon associated to  
Benefícios
Os processos de refrigeração e congelação têm como principais benefícios e vantagens:
• A possibilidade de seleção, conservação e preparação dos ingredientes alimentares para consumo posterior.
• A não deterioração do produto, mantendo a sua qualidade nutricional, prevenindo ou diminuindo a proliferação microbiológica, e contribuindo para a saúde e bem-estar dos consumidores.
• O prolongar da vida útil dos produtos, otimizando o armazenamento doméstico e profissional, e combatendo o desperdício alimentar.
• Uma gestão eficaz de espaço e tempo a nível familiar e profissional.
• Um bom aproveitamento de recursos energéticos, gerindo as condições de acondicionamento, temperatura, e qualidade do equipamento.
Produtos Representativos
Uma grande parte dos produtos alimentares: crus (e.g. carne, pescado, produtos hortícolas), pré-preparados (e.g. cenoura descascada, cebola picada), pré-confecionados (e.g. espinafres escaldados, couve de Bruxelas escaldada) e confecionados (e.g. favas refogadas, feijoada, sopa).
Riscos
As boas práticas recomendam:
• Ter em conta a validade de cada alimento, colocando à frente aqueles que necessitam ser consumidos em primeiro lugar (FIFO - first in, first out).
• Evitar colocar alimentos quentes no frigorífico, uma vez que aumenta a temperatura interior do equipamento. Para arrefecer os alimentos mais rapidamente, dividir, sempre que possível, em pequenas quantidades por diferentes recipientes e/ou colocar os recipientes imersos em água e gelo. Em ambiente profissional, utilizar o abatedor de temperatura, com o cuidado de não juntar produtos alimentares que tenham temperaturas diferentes.
• Proteger os alimentos, colocando-os em recipientes adequados, ou seja, todos os que sejam suscetíveis de aguentar temperaturas negativas (e.g. sacos de vácuo ou apropriados para congelação, recipientes em inox e policarbonato). Sempre que possível, retirar o ar do saco ou dos recipientes de congelação.
• A temperatura de conservação de congelados não deve ser inferior a -18ºC; verificar regularmente a temperatura no interior do frigorífico para evitar oscilações e consequente degradação dos produtos.
• Sempre que possível, devemos retirar a caixa que continha o produto, mantendo o rótulo original, e colocando a indicação do tipo de alimento e a respetiva data de congelação.
• Quando o alimento apresenta cor acinzentada ou castanha clara, é um sinal indicador de queimadura por congelação, pelo que não deve ser consumido.
• Devemos proceder a uma descongelação regular do equipamento evitando consumo excessivo de energia, perda de eficácia e espaço útil.

Mais referências
https://www.asae.gov.pt/perguntas-frequentes1/conservacao-dos-alimentos-no-frio.aspx
https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/seguranca-alimentar/dicas/conservar-alimentos-no-congelador

Ajude-nos a melhorar em 2 minutos
Formulário de Validação para Formadores    Formulário de Validação para Estudantes