Formação

Preocupações ambientais com o consumo alimentar.    Reproduzir o áudio
Módulo 1, Unidade 5, Nível Básico


Descargas: DocX

Informações gerais
Emissões de água e gás
Desperdício de comida
Palavras-Chave

Ambiente, sustentável, consumo, resíduos, alimentação, alterações climáticas, efeito de estufa, desperdício, pegada de carbono, pegada de água

Nível

Básico

Preocupações ambientais com o consumo alimentar.
Descrição
A produção e consumo de alimentos têm um impacto considerável sobre o ambiente. Embora as técnicas agrícolas tenham evoluído e os rendimentos das culturas tenham aumentado nas últimas décadas, esta procura crescente exigirá não só uma maior quantidade de água, energia e utilização da terra, mas também conduzirá ao aquecimento global.
Rótulo
Dificulty/time required   Cultural heritage / international recognition   Cheap / affordable / expensive   Flag of the country associated   Flag of the country associated   Flag of the country associated   Flag of the country associated  
Benefícios
De acordo com estudos realizados, para a maioria dos alimentos, grande parte das emissões de GEE resulta de alterações no uso da terra e de processos na fase de exploração agrícola (fertilizantes e emissões de metano). Inversamente, o transporte é um pequeno contribuinte para estas emissões, o que inicialmente pode constituir uma surpresa. De facto, representa menos de 10% para a maioria dos produtos alimentares.

Em geral, os alimentos à base de animais tendem a apresentar uma pegada mais elevada do que os alimentos à base de plantas.

Ao escolhermos o que colher e o que comer, podemos reduzir a pegada de carbono dos nossos alimentos, bem como a pegada de água. Por vezes pode ser difícil medir o impacto climático, uma vez que existem muitos passos entre a exploração agrícola e a nossa casa.
Para saber mais sobre o impacto da produção e consumo de alimentos sobre o ambiente e como podemos incluir considerações ambientais na nossa dieta, podemos consultar muitos relatórios, estudos e blogues de organizações e iniciativas ambientais, como a FAO, UNEP (ONU), EIT Food ou a Comissão Europeia - DG Env e DG SANTE.

Ao adoptar dietas sustentáveis e prevenir o desperdício alimentar, contribuiremos também para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 definido pela ONU: assegurar padrões de consumo e produção sustentáveis.
Produtos Representativos
Carne de vaca, chocolate, arroz, tomate, abacate, cereais.
Riscos
Em todo o mundo há cada vez mais preocupação com as alterações climáticas, gerando uma maior consciência sobre o impacto da nossa dieta e escolhas alimentares no meio ambiente. No entanto, há ainda necessidade de aumentar a sensibilização para os efeitos a longo prazo no ambiente causados pela produção e consumo de alimentos. Além disso, por vezes a informação sobre escolhas sustentáveis é difícil de recolher e seguir. Outro aspeto fundamental a ter em conta é a disponibilidade e o preço dos alimentos sustentáveis.

A UE, com o objectivo de abordar este problema, criou várias iniciativas, tais como a EU Platform on Food Losses and Food Waste ou a Farm to Fork Strategy que, no coração do European Green, visa acelerar a nossa transição para um sistema alimentar sustentável. Os principais elementos desta estratégia incluem a melhoria da informação ao consumidor, o reforço da aquisição de alimentos sustentáveis e o incentivo à adoção de medidas fiscais que apoiem o consumo alimentar sustentável.

Mais referências
FAO. (2011). Global food losses and food waste. https://www.fao.org/3/i2697e/i2697e.pdf
https://nutrimento.pt/noticias/piramide-alimentar-amiga-do-ambiente/
https://www.imr.pt/pt/noticias/alimentacao-sustentavel-um-passo-para-salvar-o-planeta

Ajude-nos a melhorar em 2 minutos
Formulário de Validação para Formadores    Formulário de Validação para Estudantes