Formação

Cozinhar em banho-maria, ferver, cozinhar a vapor    Reproduzir o áudio
Módulo 4, Unidade 1, Nível Básico


Descargas: DocX

Cozinhar em banho-maria
Ferver
Cozinhar a vapor
Palavras-Chave

Técnicas de elaboração de alimentos, cozinhar de forma tradicional, banho-maria, fervura, vapor, sem gorduras

Nível

Básico

Cozinhar em banho-maria, ferver, cozinhar a vapor
Descrição
As técnicas de elaboração e consumo de alimentos, também conhecidas como técnicas culinárias, são muito importantes, pois envolvem os processos de preparo, processamento, corte e lavagem dos alimentos para conservá-los adequadamente e torná-los digeríveis e saborosos. Além disso, através das diferentes técnicas de elaboração que aprenderemos nas unidades deste módulo, poderemos aprimorar a textura dos alimentos (amaciar para o consumo), o seu cheiro e sabor (com especiarias, ervas aromáticas e outros ingredientes) e a sua apresentação, para preparar pratos tradicionais deliciosos.
Rótulo
Dificulty/time required   Cheap / affordable / expensive  
Benefícios
BANHO-MARIA:
Com essa técnica, os alimentos podem ser cozinhados de forma homogénea e, como não recebem calor direto, evita-se que queimem. O banho-maria permite também a conservação dos nutrientes dos alimentos. Pode ser aplicado em qualquer fogão, seja ele a gás, indução, ou vitrocerâmica, ou no forno. É um método fantástico para preparar sobremesas.

FERVER:
Esta técnica permite que os produtos hortícolas sejam cozidos de forma saudável, embora quase todos os alimentos sejam adequados para serem cozidos. Não são necessárias gorduras para a sua elaboração, o que permite uma digestão lenta. Embora durante o processo os alimentos percam algumas vitaminas e minerais, estes serão mantidos na água, para que possamos aproveitar o líquido para fazer caldos, molhos ou cremes.

COZINHAR A VAPOR:
Esta é uma técnica fácil, saudável e económica. Ao não entrar em contato direto com o líquido, os alimentos preservam melhor os seus nutrientes. Este é o melhor método para cozinhar pescado, marisco e produtos hortícolas.
Produtos Representativos
Produtos hortícolas (e.g. sopa de legumes), ovos (e.g. ovos cozidos), pescado (todo o tipo de pescado cozido em água ou no vapor - robalo, dourada, salmão, cherne, pescada), marisco (e.g. camarão, lagosta e outros crustáceos cozidos em água a ferver, mexilhões cozidos ao vapor), carnes (e.g. frango, vaca, porco), sobremesas cozinhadas em banho-maria (pudim, creme Catalão).
O prato tradicional Cozido à Portuguesa consiste, precisamente, em cozinhar em água a ferver todos os ingredientes. Primeiro as carnes (frango, porco, vaca, enchidos) e depois os produtos hortícolas e leguminosas (couve, batata, nabo, grão de bico, feijão), aproveitando-se a água da cozedura para conferir sabor.
Riscos
Um dos riscos que devemos evitar é a contaminação dos alimentos, que pode ser de três tipos: biológica, química ou física. Devemos também evitar a contaminação cruzada. Isso ocorre quando um alimento cru não lavado entra em contato com um alimento cozido, quando as mãos do cozinheiro ou a panela não estão limpas ou quando o pequeno recipiente em banho-maria não está bem vedado.

Outros riscos que devemos ter em mente é o transbordar de água ao ferver e evitar a fermentação dos alimentos por cozimento excessivo. (Para obter mais informações, consulte o Módulo 3, Unidade 5, Nível avançado)

Para poder consumir alimentos de forma saudável, devemos conservá-los em local apropriado e com temperatura adequada, lavá-los muito bem antes de cozinhar e manter os recipientes que utilizamos com regularidade, como as panelas, sempre limpos.

É possível optar por congelar certos alimentos após a utilização destas técnicas, desde que se cumpram as boas práticas de manuseamento e acondicionamento.
Mais referências
https://www.tudoreceitas.com/artigo-o-que-e-o-banho-maria-4360.html
https://www.cozinhatecnica.com/2018/07/banho-maria-tecnicas-de-confeitaria-pastelaria/
https://www.tuasaude.com/5-bons-motivos-para-cozinhar-a-vapor/
https://www.vidaativa.pt/cozinhar-a-vapor/

Ajude-nos a melhorar em 2 minutos
Formulário de Validação para Formadores    Formulário de Validação para Estudantes